Legião da Infantaria/Brasília - Legião Gen Silva Néto

 
...principal/ Infantaria  


LEGIÃO DA INFANTARIA / BRASÍLIA

INFANTARIA BRASILEIRA

  

        A Infantaria é a Arma na qual os soldados estão aptos a combater em qualquer tipo de terreno ou condições meteorológicas, utilizando-se de variados meios de transporte, no intuito de conquistar e manter o terreno. Dotada de capacidade de progressão em pequenas frações, torna-se de difícil detecção, ao mesmo tempo em que tem facilitadas as condições para realização do combate corpo a corpo.
       A Infantaria tem Organizações Militares localizadas em todo o território nacional, de norte a sul, de leste a oeste; nas fronteiras, montanhas na caatinga, na selva e no pantanal, guarnecendo todos os locais onde se fizer necessária sua presença; promovendo segurança ou estendendo a mão amiga, em conformidade com as especificidades das regiões e situações. As OM onde se encontram esses bravos podem ser motorizadas, blindadas, paraquedistas, leves, de selva, de caatinga, de montanha, de guardas e de polícia.
        A Infantaria de Sampaio tem cumprido as missões mais variadas que lhe têm sido atribuídas, em tempo de guerra, como a participação na II Guerra Mundial, integrando a Força Expedicionária Brasileira (FEB), ocasião em que a 1ª Divisão de Infantaria conquistou Monte Castelo e Montese, angariando o respeito de aliados e adversários; em tempo de paz, estendendo a mão amiga à população em campanhas ou situações catastróficas; e no exterior, representando o Estado brasileiro, como integrante da Missão das Nações Unidas para a estabilização no Haiti (MINUSTAH), na qual leva esperança, ajuda e trabalho àquela Nação, em nítida demonstração de humanidade e fraternidade.
        A solidariedade, o espírito de abnegação e de entrega pessoal pela conquista do objetivo são suas características predominantes, mas creiam que “a glória prometida nos campos de batalha” já foi alcançada por seu Patrono. Basta, então, honrá-lo.
        Uma nação pode possuir Exército dotado de aparatos tecnológicos de última geração. No entanto, por mais espetacular que sejam tais equipamentos, será o infante, com o fuzil na mão, o responsável pela conquista final em uma guerra. Apta a combater em qualquer espécie de terreno e alheia às condições meteorológicas adversas, a Infantaria é elemento imprescindível para vencer batalhas.
        Altamente especializado, o infante do Exército Brasileiro é preparado para atuar em diferentes situações. Não importa o ambiente operacional: selva, pantanal, caatinga ou montanha. Tampouco faz diferença a natureza de emprego: pára-quedista, motorizada, blindada, leve, Polícia do Exército ou Guardas. À Infantaria não se pergunta se é possível cumprir a missão; basta dála.
         O espírito abnegado e de entrega pessoal pela conquista do objetivo é a característica predominante daqueles que integram a arma do fogo, do movimento e do combate aproximado. O infante sabe muito bem que “a glória prometida nos campos de batalha” está com ele mesmo, “ante o inimigo, pelo fogo da metralha”
.

ALGUMAS FRASES QUE FICARAM MARCADAS NO EXÉRCITO BRASILEIRO,
DEVIDO À PECULIARIDADE, À OBSTINAÇÃO, O SENSO DE CUMPRIMENTO DA MISSÃO
E A CORAGEM DOS INTEGRANTES DA INFANTARIA ...

NA INFANTARIA, O DIFÍCIL SE FAZ AGORA, O IMPOSSÍVEL DAQUI A POUCO!
OS MELHORES SÃO APENAS BONS PARA A INFANTARIA!
SEGUNDO O VALOR DE UM EXÉRCITO, FLORECE OU PERECE UMA NAÇÃO;
SEGUNDO O VALOR DE SUA INFANTARIA, VIVE OU MORRE ESSE EXÉRCITO!
INFANTARIA, BERÇO DOS HERÓIS QUE NASCEM, TÚMULO DOS HERÓIS QUE MORREM!
QUANDO PASSO POR UM SOLDADO DE INFANTARIA, SINTO VONTADE DE PRESTAR-LHE CONTINÊNCIA (...dita por um Gen de Artilharia, na II GM)!
É NO COMBATE QUE O INFANTE É FORTE ...!


Veja como se inicia a formação do Sargento de Infantaria, na EsSA



LEGIÃO DA INFANTARIA / BRASÍLIA - LEGIÃO GEN SILVA NÉTO

CopyRigth © 2003/2017 - Todos os direitos reservados