Legião da Infantaria/Brasília - Legião Gen Silva Néto

 

Resumo Histórico

       Em maio de 2002 foi criada, em Porto Alegre, a    Legião da Infantaria, cujos membros são todos os Oficiais de Infantaria da Ativa e da Reserva, moradores de Porto Alegre e Região Metropolitana. Em seguida, a Legião foi implantada em Santa Maria (Out 2002), em Cuiabá (Abr 2003) e em Recife, Jaboatão dos Guararapes e Olinda (Jul 2003).
        A Legião da Infantaria foi inspirada em entidades congêneres existentes naquela capital (3C - Confraria dos Camaradas de Cavalaria, Regimento Santa Bárbara, Batalhão de Engenheiros e Confraria dos Integrantes e ex-Integrantes do Serviço de Saúde).
       Em Brasília foi implantada em 20 Set de 2003, tendo sido o seu 1º Presidente de Honra, o Gen Ex Paulo Campos Paiva.


Se quiser,
clique nas fotos para ampliá-las

       O Gen Paiva foi declarado Asp Of em 08 Jan 1944 e foi voluntário para integrar a FEB, onde permaneceu de Set desse mesmo ano até julho de 1945. Por seu desempenho na FEB, recebeu a Medalha da Cruz de Combate, por ato de bravura. No diploma dessa medalha está assim escrito: "Por ter demonstrado espírito de sacrifício principalmente quando conseguiu colocar duas peças de canhão anti-carro na região de Colina e no comando de patrulhas, exercido voluntariamente e com muita coragem em situação bastante delicada". Essa medalha foi concedida quando era 1º Tenente, em julho de 1947, pelo Presidente do Brasil.
       Comandou um Btl do Regimento Escola de Infantaria, na República Dominicana, o 6º BC de Ipameri-GO (hoje sediado em Jataí-GO) e o Corpo de Cadetes - CC da AMAN, por três anos.
       Foi promovido a Gen Bda em 1975. Como Gen Ex, em 1983, comandou o III Exército (hoje CMS) e foi Ministro Chefe do EMFA, de onde foi transferido para a reserva, em 1987.
       Ao passar para a reserva foi lhe perguntado qual fora o período de maior vibração de sua carreira. Ele respondeu que foi o Comando do CC/AMAN, pois ali ele recebeu da juventude militar uma injeção de ânimo e de confiança no futuro da Instituição, que revigoraram a vibração e o entusiasmo do velho soldado. Pensou-se que ele fosse dizer que fora na FEB, mas o Gen Paiva tinha um amor muito grande pela AMAN.
       Faleceu em 11 Ago 2005, em Brasília, tendo sido o 1º Presidente de Honra da Legião da Infantaria/Brasília, cargo que ocupou até essa data.


Se quiser,


clique nas fotos


para ampliá-las

          Ainda, em 2003, foi o 1º Presidente da Diretoria Executiova o Gen Ex Pedro Augusto da Silva Néto. 


Se quiser ampliar, clique na foto

     No dia 26 de dezembro de 2007, o Senhor Deus dos Exércitos convocou, de forma inesperada, para a sua Legião Divina, o nosso Presidente de Honra, Gen Ex SILVA NÉTO, da Turma de 1960 da Academia Militar das Agulhas Negras. 
    Sua súbita convocação, deixou todos os integrantes da Legião da Infantaria/Brasília e das demais Legiões da Infantaria do Brasil, bastante entristecidos por não mais poderem contar com a sua forte liderança, aguda inteligência, memória invejável e agradável companhia nas nossas reuniões e eventos.  
    Infante ardoroso, foi um dos fundadores da Legião da Infantaria / Porto Alegre - RS, em 2003, quando estava como Comandante Militar do Sul.

    No mesmo ano, em 20 Set, após sua movimentação para Brasília, como Secretário de Tecnologia da Informação, implantou a LEGIÃO em Brasília e empenhou-se, com afinco, para a difusão da Legião da Infantaria em outras guarnições do Exército, enviando o Estatuto e outras orientações para todos os Comandos de Oficial-General, oriundos da Arma de Infantaria, e de Unidades de Infantaria.
     Que Deus o mantenha sempre do seu lado, na paz celestial, e que de uma maneira muito especial, com a sua infinita bondade, abençoe sua querida e bem constituída família..


Se quiser ampliar, clique na foto

     Em maio de 2011, por ocasião da Semana da Infantaria, por iniciativa do Gen Ex Salvador, Presidente da Legião/Brasília, a Legião recebeu a denominação "Gen Silva Néto".
     Também, naquela oportunidade foram incluídos na Legião da Infantaria/Brasília, os ST e Sgt de Infantaria.

     Devido a sua finalidade e ao grande sucesso de sua implantação nessas guarnições, já chegou em outras dez guarnições: Manaus (Out 2003), Fortaleza (Nov 2003),  Curitiba e Vale do Paraíba (Dez 2003), São Paulo (Mar 2004) ,
Belém (Abr 2004), Porto Velho e Salvador (Mai 2004), Terezina (Mar 2005) e São Luiz (Fev 2008).

       Para saber mais sobre cada uma delas, clique em "A LEGIÃO no Brasil".


LEGIÃO DA INFANTARIA / BRASÍLIA - LEGIÃO GEN SILVA NÉTO

CopyRigth © 2003/2017 - Todos os direitos reservados