Legião da Infantaria/Brasília - Legião Gen Silva Néto

 
...principal/Estandarte  

Estandarte

NOSSO ESTANDARTE

    A idéia de se criar e de se confeccionar um Estandarte para a Legião da Infantaria nasceu no 3º BPE, em Porto Alegre, no final de 2002. Após algumas propostas e da união de algumas delas foram aprovados o Estandarte e a Insígnia acima.
    O Estandarte tem a forma retangular tipo bandeira universal,  franjado de ouro. Campo verde, cor representativa da Arma de Infantaria. Em abismo, o emblema da Legião da Infantaria, composto por um escudo circular de branco com bordadura de marron, contendo a figura estilizada de um caracol, com "antenas", de verde, circundado pela inscrição "Legião da Infantaria", de negro. Encimando o escudo, em arco e de ouro, a denominação "Legião da Infantaria, tendo sotoposta ao conjunto, a inscrição "Brasília-DF", de branco, referente à sede da Legião. Nos cantões destro e sinistro do chefe e do contra-chefe, o símbolo da  Arma de Infantaria, de branco. (Descrição heráldica feita pelo Centro de Documentação do Exército).
    A Insígnia é idêntica ao Estandarte, apenas possuindo dimensões reduzidas,  e foi apresentada pela 1.ª vez, no dia 26 Abr 2003, em um Almoço de Confraternização, no 3º BPE. Naquela oportunidade, foram ofertados pelo Presidente da Diretoria Executiva do GBOEx os Estandartes para a Legião de Porto Alegre e de Santa Maria, já implantadas e para a Legião de Brasília, que seria criada, ainda em 2003.
    NOSSO ESTANDARTE foi apresentado, em Brasília, oficialmente, no dia 20 Set de 2003, sendo o mesmo entregue pelo Presidente da Diretoria Executiva do GBOEx ao Cmt do BPEB. Em solenidade realizada no dia 18 Dez de 2003, no BGP, o Cmt BPEB passou o Estandarte ao Cmt BGP. (Saiba mais sobre essa solenidade na seção "Eventos" deste "site").

       Em 27 Mai 2011, durante a Noite Cultural, realizada na Semana da Infantaria, no Teatro Pedro Calmon, no SMU, por iniciativa do Presidente da Diretoria Executiva da Legião da Infantaria/Brasília, Gen Ex Américo Salvador de Oliveira, a Legião recebeu a denominação de Legião Gen Silva Néto, que foi inserida no Estandarte, com letras douradas, em sua parte inferior.
       O Gen Silva Néto foi o 1º Presidente da Diretoria Executiva da Legião da Infantaria e faleceu como Presidente de Honra da Legião, em 27 Dez 2007, motivo pelo qual recebeu a citada homenagem.

        O Estandarte deverá permanecer, por rodízio anual, em uma Organização Militar de Infantaria.


LEGIÃO DA INFANTARIA / BRASÍLIA - LEGIÃO GEN SILVA NÉTO

CopyRigth © 2003/2017 - Todos os direitos reservados