###  Legião da Infantaria  ###
                     
                   
                      
Legião da Infantaria/Brasília - Legião Gen Silva Néto
 
...principal/Duque de Caxias  

Duque de Caxias

    O Infante não é apenas um soldado. É muito mais: ele é o combatente que mercê de seu moral, de sua fibra, de seu estoicismo, vai vencer a rigidez do aço, destruir o inimigo e impor-lhe a sua inquebrantável e soberana vontade.

    Ser Infante é possuir imensa soma de virtudes que fazem da "entidade dos mais valentes", a Eterna Majestade dos Campos de Batalha!
    O Brigadeiro Antônio de Sampaio encarna perfeitamente essas virtudes castrenses e, por isso, o seu augusto nome foi escolhido para o Patrono da Infantaria do Exército Brasileiro.
    Porém nunca é demais lembrar, máxime em seu duo-centenário de nascimento, que o nosso ínclito Patrono, o Duque de Caxias, pertenceu à Arma de Infantaria.

    Declarado Alferes, foi servir, em 1821, no 1.º Batalhão de Fuzileiros da Corte, tendo sido classificado, quando 2.º Ten, no glorioso "Batalhão do Imperador", hoje denominado Batalhão da Guarda Presidencial - Batalhão Duque de Caxias, criado em 20 de julho de 1823. Essa Unidade participou das lutas pela Independência na Bahia e da Guerra da Cisplatina. O futuro Caxias se houve como Infante, nessas árduas campanhas, com grande bravura e intrepidez, nos postos de Ten e Cap. Ele permaneceria no Batalhão do Imperador, hoje Batalhão da Guarda Presidencial, "Batalhão Duque de Caxias", de Tenente a Major, durante dez anos.
    E, coincidentemente, na "Semana Farroupilha", na evocação do Pacificador da então Província de São Pedro do Rio Grande e na relembrança e homenagem ao pioneirismo da Legião da Infantaria de Porto Alegre, criada em maio de 2002, vai a lume o primeiro número de "O Legionário"/Brasília, lídimo porta-voz de nossa Legião, na Capital Federal.
    Assim, no dizer de Caxias, "Herói Nacional Brasileiro", marcharemos "ombro-a-arma", com as entidades congêneres das Armas, Quadros e Serviços, já existentes em várias guarnições do Brasil, cada vez mais unidos e fortes.
    Que os exemplos legados por nossos Infantes-Maiores, Caxias e Sampaio, nos sirvam de constante inspiração!
    Que o nosso Padroeiro, Santo Inácio de Loiola, nos proteja e guarde!


LEGIÃO DA INFANTARIA / BRASÍLIA - LEGIÃO GEN SILVA NÉTO

CopyRigth © 2003/2017 - Todos os direitos reservados