###  Legião da Infantaria  ###
                     
                   
                      
Legião da Infantaria/Brasília - Legião Gen Silva Néto
 
...principal/Eventos e Notícias  

Eventos e Notícias 2011

BATALHÃO DE POLÍCIA DO EXÉRCITO DE BRASÍLIA,
O BPEB, UM DOS PILARES DA
LEGIÃO DA INFANTARIA/BRASÍLIA - LEGIÃO GEN SILVA NÉTO, COMEMOROU 51 ANOS DE EXISTÊNCIA

          No dia 11 de maio, o Batalhão de Polícia do Exército de Brasília, Batalhão Brasília, comemorou, em solenidade militar realizada no próprio BPEB, o seu 51º Aniversário de criação.
         A formatura foi presidida pelo Ministro do Superior Tribunal Militar, Gen Ex Raymundo Nonato de Cerqueira Filho, acompanhado pelos Comandantes do BPEB, Ten Cel Carlos Duarte Pontual de Lemos, do Comando de Operações Terrestres e, também, Presidente da Legião da Infantaria/Brasília, Gen Ex Américo Salvador de Oliveira, do Comando Logístico, Gen Ex Renato Joaquim Ferrarezi, do Comando Militar do Planalto, Gen Div Arakén de Albuquerque, e do chefe do Departamento Geral de Pessoal, Gen Ex Lúcio Mário de Barros Góes. Também prestigiaram o evento, a Juíza-Auditora Substituta da 11ª Circunscrição Judiciária Militar, Drª Vera Lúcia da Silva Conceição, o Vice-Presidente do STM, Olímpio Pereira da Silva, o Exmo Gen Ex R/1 Luiz de Goes Nogueira Filho, o Deputado Federal Arolde de Oliveira, e o Gen Div R/1 Paulo Roberto Yog de Miranda Uchôa – Criador do Hino do BPEB.


            Na formatura, militares que serviram no Batalhão Brasília, realizaram um desfile para relembrar os tempos de PE, seguido do desfile da tropa atual do Batalhão, com sua diversas Subunidades características. Após a formatura, a tradicional “Pirâmide Humana” foi apresentada aos convidados pelo Pelotão de Motos do BPEB.
            O Batalhão de Polícia do Exército de Brasília teve a sua origem na Companhia de Polícia da 11ª Região Militar, criada pelo Decreto n° 48.215, de 13 de maio de 1960, cujos primeiros integrantes foram os pioneiros da 6ª Companhia de Guardas, presentes no Planalto Central desde o início das obras da nova Capital - Brasília.
            Com o Decreto n° 51.332, de 06 de setembro de 1961, foi criado o Batalhão de Polícia do Exército da Guarda Presidencial, que enquadrou a Companhia de Polícia da 11ª RM. Em 21 de dezembro de 1962, através do Decreto n° 1.939, foi criado o Batalhão de Polícia do Exército de Brasília, que veio a receber a denominação histórica de Batalhão Brasília em 1974, numa justa homenagem à cidade que o acolhe.
            Em 51 anos de história, o Batalhão de Polícia do Exército de Brasília vem cumprindo na Capital do Brasil e proximidades, missões de escolta de comboios, de segurança e proteção de autoridades, controle de fluxo de pessoas e automóveis, policiamento ostensivo, perícias criminais, custódia de presos militares, controle de distúrbios e coordenação de segurança de área. Tudo com a finalidade de zelar pela garantia da lei e da ordem na Capital Federal.

      A Legião da Infantaria/Brasília - Legião Gen Silva Néto cumprimenta os integrantes dessa tradicional OM de nosso Exército, pela passagem de mais um aniversário, desejando continuado sucesso nessa importante MISSÃO na Capital Federal e exato cumprimento do DEVER. PARABÉNS!



LEGIÃO DA INFANTARIA / BRASÍLIA - LEGIÃO GEN SILVA NÉTO

CopyRigth © 2003/2024 - Todos os direitos reservados