Legião da Infantaria/Brasília - Legião Gen Silva Néto

 

...principal/ Santa Maria  

# SANTA MARIA #


PALAVRAS DE DESPEDIDAS DO CMT 6ª BDA INF BLD / JANEIRO DE 2010

No coração do Rio Grande um dia eu fui morar,
Lá encontrei o amor, lá aprendi a amar.


       No dia 4 de julho de 2007, tomei conhecimento da escolha de meu nome pelo Alto Comando do Exército para integrar a lista dos coronéis que ascenderiam ao generalato. Naquela mesma ocasião, recebi a notícia de que minha primeira comissão seria a de Comandante da 6ª Brigada de Infantaria Blindada, sediada em Santa Maria.
       Viemos para o Rio Grande com muita alegria e com a esperança de que aqui continuaríamos a ser felizes, servir à Patria, conhecer pessoas e fazer amigos. Terminada esta missão, partimos para próxima, levando o Rio Grande conosco e deixando parte do nosso coração no coração do Rio Grande.
       Sinto que devo cumprir o dever profissional de expressar minha gratidão a todos que contribuíram para que eu conseguisse superar minhas limitações, comandando com relativo acerto.
       Agradeço a Deus, causa primária de todas as coisas, pelo dom da vida, meu tesouro maior, e pela proteção a mim e aos meus comandados, especialmente nos momentos de riscos inerentes à atividade militar.
       Aos espíritos superiores, pela inspiração e zelo com que guiam meus passos.
       Aos meus pais, Mariano e Niomar, pelo amor, carinho, exemplos, ensinamentos e, principalmente, pela maneira com que me confiaram ao Exército nos primeiros dias de minha juventude.
       À Vera Cristina, minha querida esposa, amiga e companheira, pela presença permanente em minha vida.
       Aos meu filhos, Ana, Leonardo e Gustavo, este que me acompanhou em Santa Maria e aqui permanece, esperanças que o céu me concedeu.
       Ao Comandante do Exército, Gen Enzo, pela confiança ao me nomear comandante desta grande unidade operacional de minha Arma.
       Ao Comandante Militar do Sul, Gen Elito e Gen De Nardi, pela liderança e atenção com que prestigiaram a nossa brigada.
       Ao Comandante da 3ª Região Militar, Gen Bolivar e Gen Benzi, pelo apoio sempre prestado.
       Ao Comandante da 3ª Divisão de Exército, Gen Adriano e Gen Araken, meu chefe imediato, pela convivência diuturna, orientações e diretrizes claras, correções oportunas e amizade, com que eu e minha família fomos distingüidos.
       Aos demais oficiais-generais, comandantes das grandes unidades da Divisão Encouraçada, pela camaragem, cooperação e relacionamento fraterno.
       Aos oficiais de meu estado-maior, chefiados pelo Cel Lermen e Cel Chies, pelo assessoramento imediato, franco, leal e direto, com que conduziram os trabalhos, propiciando as melhores condições para a tomada de minha decisão.
       Aos integrantes de meu estado-maior pessoal, especialmente meus auxiliares Cap Gomes Filho e ST Urbaneto, que se tornaram meus irmãos, e aos taifeiros e motoristas que apoiaram a mim e a minha família.
       Aos comandantes das organizações militares subordinadas, líderes exemplares, que permitiram que a minha ação de comando fluisse à tropa.
       Ao Cel Almeida Rosa e demais integrantes do estado-maior divisionário, aos comandantes das demais organizações militares de Santa Maria, incluindo a Base Aérea de Santa Maria e a Brigada Militar do Rio Grande do Sul pelo convívio profissional e camarada.
       Ao Executivo Municipal de Santa Maria, Rosário do Sul, Cacequi, Alegrete e Santa Cruz do Sul, ao Legislativo de Santa Maria, ao Judiciário Federal, Estadual e Militar da União, pelo convívio institucional, respeitoso e amigo.
       Agradeço ao Grupo Mão Amiga, carinhosamente apelidado de “A Costurinha” pelo trabalho de assistência social prestado principalmente à família militar, na preparação de enxovais para as crianças recém-nascidas, filhas de nossos cabos e soldados.
       Agradeço ao Centro Hípico de Santa Maria pelas cavalgadas, onde pude usufruir de sadia confraternização em torno do nobre amigo, que tanto participou da conquista do Rio Grande brasileiro.
       Agradeço aos religiosos dos diversos segmentos pelo apoio espiritual prestado à tropa, em especial aos abenegados confrades da Cruzada dos Militares Espíritas.
       Agradeço aos amigos santamarienses pelo carinho e atenção dispensados a mim e à minha família.
       Finalmente, e mais importante, agradeço aos meus comandados integrantes da Brigada Niederauer pela companhia nas operações e exercícios no terreno, por compartilharmos as noites frias e os dias quentes, o sol e a chuva, a lama e a poeira, na preparação para a defesa da Pátria, na certeza de que as gotas do suor que derramamos no treinamento poupar-nos-ão litros de sangue em combate. Juntos aprendemos que o desconforto nos traz a rusticidade necessária para superarmos as agruras da guerra.
       A partir de então eu, na condição de infante pé-de-poeira com o horizonte limitado à ravina palmilhada, deixei meu coração de fuzileiro pulsar dentro da couraçada do M113 da Companhia de Comando que me servira de posto de comando tático, e acompanhei as forças-tarefas dos 7º e 29º Batalhões de Infantaria Blindados, e dos 1º e 4º Regimentos de Carrros de Combate nas grandes manobras envolventes pelos longos eixos de progressão da campanha gaúcha, confiante no eficaz apoio de fogo do Regimento Mallet e na cobertura da 6ª Bateria de Artilharia Antiaérea, no suporte do 4º Batalhão Logístico e dos engenheiros do Alegrete, ciente de que nossas ligações estão asseguradas pela 3ª Companhia de Comunicações Blindada, e nosso itinerário balizado pelo 26º Pelotão de Polícia do Exército e com a segurança provida pelo 6º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado, contando com especialização de nossos quadros no Centro de Instrução de Blindados.
       Juntos participamos de inúmeras sessões de treinamento físico, corridas na madrugada e as competições desportivas, mantendo a higidez e desenvolvendo espírito de corpo para o cumprimento da missão.
       Ombreamos nas formaturas, solenidades e desfiles, quando vibramos no cerimonial militar, motivados pelos acordes da banda de música, sentindo todo o entusiasmo e vibração de ser soldado.
       Patrulhamos juntos as ruas do Haiti, integrando o VIIº contingente da MINUSTAH.
       Tenho a plena convicção de que embora possamos dispor do material de emprego militar mais eficiente que a nação brasileira possa nos dispobilizar para a sua defesa, nosso valor reside na mente e no coração de cada soldado, cuja vontade se constitui na mais eficiente instrumento de vitória.
       Foi prazeroso para mim as inúmeras vezes que, seguindo o rumo do meu próprio coração cheguei ao Alegrete, passando por Rosário ao fim da tarde, ou fui a Santa Cruz de manhã.
       Foi igualmente prazeroso exercer a presidência do Círculo Militar de Santa Maria, agradecendo aos associados, em especial os militares da reserva, integrantes do Grupo de Oficias da Reserva e Inativos Laços de Amizade, carinhosamente demominado “gorilas”, da Confraria dos Camaradas de Cavalaria (3C) e da Legião da Infantaria, pela alegre convivência.
É chegada a hora de partir, tomar um itinerário de progressão e buscar a próxima região de destino para cumprir a nova missão, desta vez como discente da Escola Superior de Guerra.        Estou ciente de que muito aprenderei no convívio com militares de outras forças e com civis, contribuindo para ampliar meus horizontes como militar, cidadão e ser humano.
       Desejo ao meu substituto e dileto amigo, o Gen Schons, muitas felicidades no comando da Brigada e uma feliz estada em Santa Maria juntamente com Dona Elisabeth.
       Me farão sempre sentir gaúcho, a lembrança da cuia de chimarrão, o mate amargo, a música gaudéria, a dança folclórica, o movimento tradicionalista, o churrasco, as partidas de truco, as declamações, as pilchas, o sotaque e o palavreado gauchesco, os grenais, o cavalo ensilhado, os rodeios, o laço, a lança, a cancha de bocha, o minuano, a geada, os temporais, o granizo, os peões e as prendas, o sabor do vinho, a cerveja polar gelada no calor escaldante, os balneários, a lareira, o fogo de chão e o fogão a lenha, um cusco rengueando de frio, a murrinha na madrugada, a fé em Nossa Senhora Medianeira, e acima de tudo o orgulho e o amor pelo torrão natal, traduzindo o mais puro sentimento nativista.
       Deixo o Rio Grande mais brasileiro, mais patriota e mais confiante nos destinos do Brasil.
       Sei que as lágrimas insistirão em rolar dos meus olhos quando as minhas lembranças volverem ao Rio Grande e aos momentos felizes que aqui usufrui.
Santa Maria, capaz que eu vou me esquecer de ti!

Eu já vou já vou amigo, vou voltar para o meu rincão,
quem eu quero vai comigo, dentro do meu coração.
Eu já vou, já vou amigo, quem mais sente sofre mais,
a saudade é um castigo pra quem fica e pra quem vai.
E o caminho aonde eu sigo, parece não voltar mais,
eu ja vou, mas volto amigo, porque estrada agente faz.

Gen Bda Haroldo Assad Carneiro

Acesse o link a seguir e saiba mais sobre a Legião da Infantaria / Santa Maria

http://www.legiaodainfantaria.eb.mil.br/htm/A_Legiao_no_Brasil/a_legiao_no_brasil.php

 
TODO INFANTE TRAZ NO PEITO A UNIÃO!

LEGIÃO DA INFANTARIA / BRASÍLIA - LEGIÃO GEN SILVA NÉTO

CopyRigth © 2003/2024 - Todos os direitos reservados