###  Legião da Infantaria  ###
                     
                   
                      
Legião da Infantaria/Brasília - Legião Gen Silva Néto
 
...principal/Eventos e Notícias  

Notícias 2010

ARMAS EM FUNERAL! FAMÍLIA AMARAL DE SAMPAIO DE LUTO!
Faleceu, em São Paulo, o Embaixador Antônio Amaral de Sampaio, bisneto do Brigadeiro Sampaio (*)

       A Legião da Infantaria/Brasília cumpre o doloroso dever de informar o falecimento do Embaixador ANTÔNIO AMARAL DE SAMPAIO, bisneto do Brigadeiro Antônio de Sampaio, no último dia 24 de junho, próximo passado na cidade de São Paulo, onde se encontrava enfermo há algum tempo. A triste notícia de sua partida foi transmitida por sua irmã a Professora-Doutora da Universidade de São Paulo, Maria Ruth Amaral de Sampaio, residente na mesma cidade.
        À Família enlutada, as condolências da Legião da Infantaria/Brasília!
   Esta notícia foi enviada pela Legião da Infantaria/Ceará.

LEIA A NOTÍCIA PUBLICADA NA IMPRENSA

         Morre em São Paulo o ex-embaixador Amaral de Sampaio
         Roldão Arruda
         O Estado de S.Paulo, 25 de junho de 2010

         Morreu ontem, dia 24 de junho, em São Paulo, aos 80 anos, o embaixador Antonio Amaral de Sampaio. Ele havia sido internado no Hospital Albert Einstein, com um quadro de pneumonia, e faleceu após sofrer parada cardíaca, segundo o boletim médico.

         Formado em direito, geografia e história pela Universidade de São Paulo (USP), Sampaio teve uma carreira bem-sucedida no Ministério das Relações Exteriores. Entre os anos 80 e 90 atuou como embaixador na Síria, Sérvia (ex-Iugoslávia) e África do Sul. Antes disso servira como primeiro secretário no Irã e em Genebra. Foi ainda conselheiro nas embaixadas do Brasil no México e em Portugal, onde recebeu a condecoração da Ordem do Infante Dom Henrique.

          Em decorrência de sua atuação no Oriente Médio e do seu interesse pelos assuntos da região, o diplomata acabou chefiando o Departamento do Oriente Próximo, no Itamaraty. Ele se aposentou no ano 2000.

          Sampaio também foi colaborador do jornal O Estado de S. Paulo. Na opinião do embaixador Celso Lafer, ex-ministro das Relações Exteriores, tratava-se de um analista acurado das relações internacionais, tanto nos artigos que escrevia quanto nos telegramas que enviava do exterior para o Itamaraty. "Na minha primeira gestão como ministro, ele ainda estava na ativa", lembrou Lafer. "Era um prazer ler os telegramas que enviava, nos quais combinava qualidade de análise e precisão de estilo."
           Rubens Barbosa, ex-embaixador em Washington e atual presidente do conselho de comércio exterior da Fiesp, observou que, além da competência e das opiniões claras que sempre manifestava sobre temas que analisava, Sampaio era um homem afável e ótimo contador de histórias. "Foi muito querido pelos seus colegas", comentou.

           O enterro foi realizado, em 30 de junho, no final da tarde, no Cemitério do Araçá, no bairro do Sumaré.

 

           (*) O Embaixador ANTÔNIO AMARAL DE SAMPAIO era filho do Coronel ANTÔNIO PAIVA DE SAMPAIO e da Professora MARIA LURDES AMARAL DE SAMPAIO; neto do General OLEGÁRIO ANTÔNIO DE SAMPAIO e de RITA ALVES DE PAIVA e bisneto do Brigadeiro ANTÔNIO DE SAMPAIO - Patrono da Arma de Infantaria. Foi palestrante e conferencista da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército e da Escola Superior de Guerra.
           Sua família, por injunção do destino, tornou-se a guardiã da ESPADA do Brigadeiro SAMPAIO, desde a morte do patrono em 6 de julho de 1866, até o ano de 1996, quando o Embaixador resolveu doar a relíquia ao Exército Brasileiro.
           A foto acima registra o Embaixador Sampaio, na sua residência, à época, em Brasília, apresentando a espada do seu bisavô, antes de entregá-la ao Oficial superior do Gabinete do Ministro do Exército, designado para conduzí-la para a solenidade oficial de entrega, que aconteceu no Rio de Janeiro em 24 de maio de 1996. (clique na foto e confira)

LEIA AQUI UM ARTIGO DE AUTORIA DO
EMBAIXADOR ANTÔNIO AMARAL DE SAMPAIO (ano de 2002)

TODO INFANTE TRAZ NO PEITO A UNIÃO !


LEGIÃO DA INFANTARIA / BRASÍLIA - LEGIÃO GEN SILVA NÉTO

CopyRigth © 2003/2024 - Todos os direitos reservados