###  Legião da Infantaria  ###
                     
                   
                      
Legião da Infantaria/Brasília - Legião Gen Silva Néto
 
...principal/Eventos e Notícias  

Eventos e Notícias 2005

Brasil indica Gen Bacellar para substituir Gen Heleno, no Haiti

      O governo brasileiro indicou o General-de-Divisão Urano Teixeira da Matta Bacellar às Nações Unidas para substituir o General-de-Divisão Augusto Heleno Pereira, como Chefe das Forças de Paz da organização no Haiti. O Gen Heleno completou um ano de missão em maio, prazo previsto para sua permanência naquele país. Mas essa indicação, ainda, tem que ser ratificada pelo órgão da ONU, responsável por missões de paz. O Brasil liderou uma ofensiva internacional para garantir a presença de outros países no Haiti depois da eclosão da crise civil naquele país. As tropas brasileiras foram em maio do ano passado, e o Brasil foi escolhido para chefiar toda a missão da ONU. 
     O Gen Bacellar é gaúcho, nascido em 1947, em Bagé. Em 25 de novembro de 2004, ele foi promovido ao posto atual. A expectativa do governo é que a troca de comando aconteça até o final de agosto. Sua última função no Exército foi a de 5.º Subchefe do Estado-Maior do Exército, em Brasília. A chamada Brigada brasileira no Haiti, que faz parte das forças da ONU naquele país, hoje, com o mesmo efetivo, é comandada por um Coronel e passou a ter a denominação de Batalhão Haiti e está reforçado por uma Companhia de Engenharia de Construção de Força de Paz. Atualmente, tem cerca de 1.200 militares. Embora a mudança não tenha sido oficializada pelo Departamento de Operações de Paz das Nações Unidas, o governo brasileiro dá a substituição como certa. O Centro de Comunicação Social do Exército informou que o Gen Bacellar só concederá entrevista à imprensa após a homologação do seu nome.
      Apesar dos incidentes até agora ocorridos, a missão brasileira avalia que houve uma melhora na segurança pública de Porto Príncipe. O comandante da Minustah tem afirmado que o problema da violência está restrito a Porto Príncipe e cobra o envio de ajuda financeira prometida pela comunidade internacional para minimizar a miséria do país.
       O Gen Bacellar é Aspirante-a-Oficial da Arma de Infantaria, da turma de 1969, da AMAN
.


LEGIÃO DA INFANTARIA / BRASÍLIA - LEGIÃO GEN SILVA NÉTO

CopyRigth © 2003/2024 - Todos os direitos reservados