###  Legião da Infantaria  ###
                     
                   
                      
Legião da Infantaria/Brasília - Legião Gen Silva Néto
 
...principal/Eventos e Notícias  

Eventos e Notícias 2009

        CORRIDA DA INFANTARIA          

       No ensolarado domingo, 24 de maio, cerca de 400 corredores infantes de todos os matizes e das mais diversas gerações, nobres companheiros das armas co-irmãs, civis – homens, mulheres e crianças – se confraternizaram durante a Corrida da Infantaria da Guarnição de Brasília, em comemoração ao Dia da Infantaira. Um evento ímpar pela simplicidade, organização e pelo significado da data e do local escolhido: O Setor Militar Urbano de Brasília.
       O esplendor da Praça Cívica do Quartel-General e das suas cercanias, a arquitetura do próprio Quartel-General e o itinerário passando em frente das unidades de Infantaria da Capital Federal fizeram ecoar mais forte o brado do infante no Planalto Central.
       A origem da "Corrida do Infante" remonta os tempos de Cadete ou de Aluno de Curso de Formação de Sargentos para os Oficiais e Praças da Arma de Infantaria e marca o seu ingresso na "Rainha das Armas".
       Embora não seja uma norma rígida a "Corrida do Infante" é realizada na clássica distância de 10 quilômetros, fruto da necessidade do elevado preparo físico do combatente de Infantaria, fator esse exigido pelas características de emprego da arma, entretanto, quando realizada fora dos quartéis ou das escolas militares é feita em distâncias menores para congregar um maior número de participantes, inclusive do sexo feminino e de crianças.
       A prova, que teve a largada às 08:30 h para as crianças, que percorreram 500 m, e às 09:00 h para os adultos, que percorreram 5.000 m, contou com a presença do Vice-Presidente da Diretoria Executiva da Legião, Gen Div Américo Salvador de Oliveira e teve a sua organização a cargo do Batalhão da Guarda Presidencial - Batalhão Duque de Caxias.
       Contou, ainda, com a presença de militares de todos os postos e graduações destacando-se a participação na prova dos Generais Salvador, Silva e Luna e Jeannot.
       Na oportunidade em que iniciamos os preparativos para o bicentenário do nascimento do Brigadeiro Antônio de Sampaio, Herói Nacional e Patrono da Arma da Infantaria, a Corrida, por ser um desporto castrense, inegavelmente ligado à Arma, deverá ser mantida na programação a ser planejada.

        Parabéns, a todos os Infantes e demais participantes.
        AD SUMUS!

A seguir, algumas fotos do evento - Para ampliá-las, clique na foto: 

 


LEGIÃO DA INFANTARIA / BRASÍLIA - LEGIÃO GEN SILVA NÉTO

CopyRigth © 2003/2024 - Todos os direitos reservados