###  Legião da Infantaria  ###
                     
                   
                      
Legião da Infantaria/Brasília - Legião Gen Silva Néto
 
...principal/Eventos e Notícias  

Eventos e Notícias 2005

BATALHÃO DE POLÍCIA DO EXÉRCITO DE BRASÍLIA
COMEMORA O SEU 45.º ANIVERSÁRIO

       O Polícia do Exército teve suas origens na Polícia de Acampamento, criada por Duque de Caxias, na Guerra da Tríplice Aliança.
       Posteriormente, durante a II Guerra Mundial, o Cmt da Infantaria Expedicionária, Gen Zenóbiio da Costa, patrono da PE, adaptou a estrutura do pelotão de polícia dos EUA às necessidades da tropa brasileira, surgindo a 1ª fração de PE do Brasil. Após esse grande conflito mundial , foi criado, em 13 de maio de 1960, o Batlhão de Polícia do Exército de Brasília, a 2ª Unidade de PE a ser criada no Brasil, com suas origens na 6ª Companhia de Polícia da 11ª Região Militar - 6ª Cia Pol / 11ª RM.
       O BPEB participou, com êxito, com expressivo contingente do Batalhão de Missão de Paz do Timor Leste e, recentemente, na segurança de área e escoltas de comboios na Reunião da Cúpula América do Sul - Países Árabes, cooperando assim para o cumprimento da Missão do Exército nesse grande evento internacional.

      O BPEB comemorou, em grande estilo, no dia 20 de maio, o seu 45º aniversário, ocorrido em 13 de maio.
       Após a chegada das autoridades, a solenidade militar, presidida pelo Exmo Sr Gen Ex Alberto Mendes Cardoso, mais antigo oficial-general da ativa presente e, também, o mais mais antigo da ativa do Exército oriundo de Infantaria, teve início com a entrada da tropa ao som da Canção do Expedicionário e da Canção da Infantaria, tendo como testemunha uma grande Bandeira do Brasil, que ornamentava o Pátio Marechal Zenóbio da Costa, Patrono da Polícia do Exército Brasileiro.
       A solenidade continuou com a colocação de uma coroa de flores no busto do Marechal Zenóbio da Costa, seguido do vibrante canto da Canção do Batalhão Brasília.
       Prosseguiu com a entrega de diplomas de Amigo do Batalhão, a personalidades civis e militares que colaboraram, espontaneamente, prestando relevantes serviços à Unidade, demonstrando um estreito relacionamento e grande amizade.
       Em seguida houve o desfile, ponto de destaque da solenidade.  À frente da tropa desfilou um Grupamento de Veteranos da Força Expedicionária Brasileira - FEB e um Grupamento de ex-integrantes da 6ª Cia Pol / 11ª RM, ambos antecedidos pelo Estandarte da Legião da Infantaria / Brasília que, no corrente ano, está sob à guarda do BPEB.
       A tropa, tendo à frente um Grupamento de Batedores Militares e a Banda de Música, desfilou sob o Comando do SCmt Btl, seguido pelo Estado-Maior e demais integrantes da Unidade.
       Após o desfile, foram realizadas as seguintes demonstrações, todas com alto nível técnico: perseguição, prisão e revista de suspeito de condução de tóxico; adestramento de cão de guerra; defesa pessoal e, finalmente, como ponto alto das demonstrações, foi apresentada a pirâmide humana, que já consta do "Livro dos Recordes. Com 25 militares sobre uma motocicleta, conduzindo ao alto a Bandeira do Brasil e à retaguarda a insígnia de comando do CMP, a solenidade foi encerrada com a saída da mais alta autoridade.

Guarda-Bandeira e Estandarte
1ª Companhia de Polícia
2ª Companhia de Polícia
3ª Companhia de Polícia
Companhia de Escolta
Companhia de Comando e Serviço
Parabéns a todos os integrantes do BPEB, pelos 45 anos de excelentes trabalhos em prol de
Brasília, do Exército e do Brasil Acima de Tudo!

LEGIÃO DA INFANTARIA / BRASÍLIA - LEGIÃO GEN SILVA NÉTO

CopyRigth © 2003/2024 - Todos os direitos reservados