HOMENAGEM A SANTO INÁCIO DE LOIOLA

1ª APRESENTAÇÃO DA BANDA DO 5º BIL
NA CATEDRAL DE LORENA

Vale do Paraíba

FOI UMA NOITE ...
INÉDITA E INESQUECÍVEL !!!

      Pela 1ª vez, na cidade de Lorena, sede do 5º BIL, Unidade integrante da Legião da Infantaria/Vale do Paraíba, aconteceu em 31 de julho, com a presença do Gen Div R/1 Plínio, ex-integrante do BIL e ex-Cmt da, então, 12ª Bda Inf Mtz, do Cmt 12ª Bda Inf L (Amv), Gen Bda Carlos César de Araújo Lima, do Cel R/1 Marcondes, ex-integrante do 5º BIL da turma de 1957 da AMAN, da Sra Eva Sales Leite, Secretária da Cultura de Lorena, do Padre Rivelino Nogueira, Pároco da Catedral, do Cmt 5º BIL, de ilustres personalidades, de Oficiais e Praças da ativa e da reserva, de familiares e do público simpático de Lorena, a Banda do 5º BIL se apresentou em um verdadeiro Show Musical, para cerca de 600 pessoas, "lotando" a Matriz N. Sra da Piedade.
      A apresentação da Banda se deu para homenagear Santo Inácio de Loiola, Padroeiro da Infantaria, no dia em que lhe é dedicado e para comemorar o 72º aniversário da Diocese de Lorena.
     Abrilhantaram o evento, com suas destacadas participações, o conhecido tenor Ten Ávila, a experiente soprano Nair Cavaterra, a jovem soprano Bianca Cobo, de São João del-Rei, convidada especial, revelação do Programa Raul Gil - Jovens Talentos, e o Coral Maria de Nazareth, desta cidade.
     Após o anúncio por dois trompetistas, deu entrada na Igreja, solenemente, o Coral Maria Nazareth, ao som de Meditação de Tahís, da Ópera de Jules Massanet, tendo como Regente o 2º Ten Ávila e como solista o Sgt Leal.

       Foram executadas as seguintes músicas, com interpretações e solos diversos. Veja como foi:      
    
  1. Sob a regência do ST Luiz Carlos, cantada pelo Coral Maria de Nazareth, de Hildo Rangel e Thiers Cardoso, caracterizando uma grande homenagem ao seu Padroeiro, a Canção da Infantaria do Exército Brasileiro, a duas vozes.
     2. Para comemorar os 72 anos da Diocese de Lorena, com orquestração e arranjo do Sgt Leal, sob a regência do ST Luiz carlos, cantado pelo Coral Maria de Nazareth , o Hino da Padroeira de Lorena, N. Sra da Piedade.
 
    3. De Vangelis, com a participação dos integrantes da Banda do 5º BIL e do Coral Maria de Nazareth, a Conquista do Paraíso. Sob a regência do 2º Ten Ávila, essa apresentação foi para lembrar os saudosos Cap Franco e ST Canmarinha, dois ex-regentes da Banda do 5º BIL, recentemente, falecidos, em abril e maio do corrente ano. Foi muito emocionante.
      4. De Bernadino Monteverdi, tendo como solistas no Trompete, de um lado, o Aluno Raul, recentemente, aprovado em concurso para a Banda e, como oponente, o experiente Cabo Pires, sob a regência do 2º Ten Ávila, a vibrante melodia La Virgem de la Macareña.
      5. Para relembrar todos os ex-combatentes da Força Expedicionária Brasileira, principalmente os da Arma de Infantaria, de Vicente Celestino, com a regência do ST Luiz Carlos, tendo como solistas a soprano Nair Cavaterra, e o grande tenor já conhecido, Ten Ávila, Mia Gioconda.
      6. De Augustin Lara, com a regência do ST Luiz Carlos, tendo como solistas o Cabo Jônatas, no trompete e o Ten Ávila, Granada.
      7. De Emílio Peri-colle, com solo dinâmico do Cabo Pires, El dia que me quieras.
      8. Com adaptação para Banda do Ten Ávila, tendo como solista a espetacular soprano Nair Cavaterra, da Ópera Carmen, Habanera.
      9. De Saint-Preux, com adaptação para Banda do Ten Ávila, com a magnífica interpretação da jovem soprano Bianca Cobo, Concerto para uma só voz.
      10. Mais uma vez, na interpretação de Bianca Cobo, com arranjo do Ten Ávila, de Andréa Bocelli, Con Te Partiró.
      11. Dee Tom Jobim, com solo de violino elétrico, do Cabo Ávila e de Trompete do já consagrado, Cabo Pires, Eu sei que vou te amar.
      12. Com arranjo do Sgt Leal, acompanhado pelo Coral Maria de Nazareth, com a regência do ST Luiz Carlos, tendo como solistas o trio Ten Ávila, Nair Cavaterra e Bianca Cobo, de Andréa Bocelli, Canto Della Terra.
      13. De Giacomo Pucine, com a regência do ST Luiz Carlos, interpretada pelo Coral Maria de Nazareth e pelo trio de ouro, o tenor Ten Ávila, a soprano e maestrina Nair Cavaterra e a jovem soprano Bianca, da Ópera Turan-dot, Nessun Dorma.
      O Concerto estava previsto para terminar com a música anterior, mas devido a muitos e insistentes pedidos a banda executou mais dois números:
      
- De Luiz Schiavon, Marcelo Barbosa e Antonio Scarpellini, com adaptação para banda do Sgt Leal, tendo como solista a jovem soprano Bianca Cobo, Tormento D'Amore e
        - Finalmente, c
omo último número, uma música bem bonita e bastante conhecida; com arranjo para Banda de Música do Sgt Guimarães, com a regência do ST Luiz Carlos, tendo como solistas, o Aluno Lincoln, recentemente, aprovado em concurso para a banda com um difícil instrumento até no nome, o Flungelhorn e para cantar a jovem Bianca Cobo, a experiente Nair Cavaterra e o já conhecido Ten Ávila, de Gound, a emocionante Ave Maria.
      Realmente, foi uma noite de gala, que Lorena jamais esquecerá. A todos os participantes, os sinceros Parabéns dos integrantes da Legião da Infantaria/Vale do Paraíba.
      
O concerto foi muito bem apresentado por dois jovens locutores locais, os jornalistas Tiago Zogbi e Mônica Silva.
      
Ao final foram ofertados alguns brindes aos participantes convidados.
      
O evento contou com apoio da Associação dos Militares Inativos e Pensionistas de Lorena - AMIPEL, da Secretaria da Municipal de Cultura, do GBOEx - Previdência Privada e da Escola Estadual Conselheiro Rodrigues Alves, de Guaratinguetá.
        A seguir algumas fotos da apresentação. Se quiser, clique na foto para ampliá-la ...