1º ENCONTRO DAS BANDAS EX-INTEGRANTES
DA FORÇA EXPEDICIONÁRIA BRASILEIRA

Do 1º Batalhão de Infantaria Motorizado (Escola),
do 6º Batalhão de Infantaria Leve e
do 11º Batalhão de Infantaria de Montanha

FOI UMA NOITE ...
INESQUECÍVEL !!!

      Aconteceu em 12 de agosto, com a presença do Cmt 12ª Bda Inf L, do Prefeito de Caçapava, de Ilustres Personalidades, de Oficiais e Praças da ativa e da reserva, do exército e da Aeronáutica, de Vereadores e Secretários Municipais, de Veteranos da FEB, de Convidados de Brasília, do Rio de Janeiro, de São Paulo e de diversas cidades do Vale do Paraíba, de familiares, de uma comitiva de São João del-Rei e do público simpático de Caçapava, cerca de 130 músicos e regentes se apresentaram em um verdadeiro Show Musical, para cerca de 1100 pessoas, no Centro Cultural de Caçapava.
      O Encontro das Bandas se deu para homenagear o falecido Cap Mus FRANKLIN DE CARVALHO JÚNIOR, ex-regente da Banda da FEB, no dia de seu aniversário, proposto para ser o Patrono dos Músicos do Exército. Na oportunidade, foram feitas homenagens aos Pais, em virtude da comemoração do Dia dos Pais, no dia seguinte.
     Abrilhantaram, com suas presenças, esse inédito evento, a Sra GILDA CALDAS SOUTO e o Sr ALUÍZIO DA SILVA CARVALHO, filha e irmão do Cap Franklin, além de outros familiares.

     Foi assim que tudo aconteceu ...   
     Em uma 1ª parte, as Bandas se apresentaram isoladamente, com uniformes diferentes, a fim de serem reconhecidas, por ocasião da junção das três bandas, durante a 2ª parte.

Banda do 1º BI Mtz (Es) - o glorioso Regimento Sampaio - Rio de Janeiro

    A Entrada da Banda foi empolgante, com a Melodia do filme ODISSÉIA 2001 – A CONQUISTA DO ESPAÇO. O 1º Nr, para regionalizar a Banda, de André Filho, foi CIDADE MARAVILHOSA. O 2º Nr, para homenagear o ex-Regente da Banda da FEB e o grande e mundialmente conhecido músico e, também, ex-regente da Banda da Força Aérea dos EUA, veterano da II GM, que morreu em um acidente aéreo durante a guerra, que teve o seu nome, também, mundialmente conhecido, por intermédio de sua orquestra muitíssima conhecida – Glenn Miller, de J. Garland, foi IN THE MOOD. O 3º Nr, inserida no repertório musical da FEB, se tornou muito conhecida tanto na Itália como no Brasil, principalmente entre os cancioneiros, por ser bastante alegre e divertida, e por ser uma "marca registrada" da Banda do Regimento Sampaio, de Luigi Denza, foi FUNICULÍ – FUNICULÁ. Finalmente, o 4º Nr dizia o seguinte: A Amazônia é nossa, o Solo é meu! O Sd brasileiro está sempre pronto para fazer valer estas duas afirmativas. A última apresentação da Banda do Regimento Sampaio foi em homenagem, mais uma vez, ao Cap Franklin e a todos os Vet FEB, que sofreram e lutaram no solo italiano. Com letra de Giovanni Capurro e música de Eduardo de Capua, com interpretação do ST Ávila, da Banda do Colégio Militar de Brasília, que se deslocou para Caçapava, especialmente, para participar desse inédito Encontro de Bandas, O SOLE MIO. Veja algumas fotos:

     Realmente, o público entusiasmado, de todas as camadas sociais, aplaudiu de pé ...
       Em seguida, sem intervalo, apenas com um breve espaço de tempo para a retirada de uma banda e a preparação de outra, segui-se outro show. Acompanhe como foi a entrada ...

Banda do 6º BIL - o glorioso Regimento Ipiranga - Caçapava

       A Entrada foi diferente, para identificar, tipo a tipo, “naipe a naipe”, como funciona cada um dos instrumentos de uma banda de música e ao final verificar como é grande o sincronismo dos instrumentos em conjunto. Era o dia 6 de junho de 1944, que jamais ficaria esquecido pelos “pracinhas da FEB”, a Invasão Alida marcou o início do fim da dominação nazista na Europa. O ataque envolveu 3.000.000 de homens, 11.000 aeronaves e 4.000 navios, que compunham a maior armada que o mundo já viu. A banda entrou executando o Dobrado O MAIS LONGO DOS DIAS. Em seguida, novamente, o 1º Nr foi para regionalizar a banda, com arranjo do Sgt Portes, dessa banda, ouvimos o tema da TV Vanguarda, a TV Globo do Vale do Paraíba, AQUI É O MEU LUGAR. As próximas duas canções militares homenagearam o grande e inesquecível “pracinha” brasileiro e sua força de caráter , a fala do homem do povo, que um dia foi chamado para a guerra, deixando tudo para trás, indo para um terreno totalmente desconhecido, onde se falavam vários idiomas e ele desconhecia todos; a fala desse mesmo homem do povo, agora coberto de glória, pois, desde os primeiros os momentos demonstrou, raça, dedicação, amor à Pátria e muita fibra. Ouvimos, sem intervalo, de Guilherme de Almeida e de Spartaco Rossi, CANÇÃO DO EXPEDICIONÁRIO e de Guerra Peixe, cantada por integrantes da banda de música FIBRA DE HERÓI. O último Nr dessa banda foi em homenagem a Caçapava, a cidade simpatia, que acolhe tão bem os militares que aqui chegam e as Organizações Militares aqui sediadas, que desde há muito tempo, soube apoiar as famílias dos veteranos quando se deslocaram para muito longe, para as terras do além mar, que tão bem os acolheram quando retornaram como heróis; recentemente, da mesma forma, se portou com os integrantes do 2º e do 4º contingentes que se deslocaram para o Haiti. Por dever de justiça, homenageamos esse povo; com letra de Olívia Alegri e música da Profª Cely Gomes Ferreira Dias, ouvimos e cantamos o HINO DE CAÇAPAVA.

       O público ficou silencioso e atento ao abrir as cortinas e verificar que a banda de sua cidade não estava lá, conforme foi anunciado, mas aos poucos foi assistindo a banda se completar e cada grupo de intrumentos novos que surgia, não conseguia ficar apenas observando, a vontade era aplaudir, alguns não conseguiam esperar chegar ao fim e a toda hora tinha parzer em aplaudir de pé. Ao final, com a banda de pé, todos cantaram com muita alegria o Hino de Caçapava.
      Finalisando, a 1ª parte, teve início a apresentação da última banda isolada ...
     

Banda do 11º BI Mth - o glorioso Regimento Tiradentes - São João del-Rei

     Foi assim, anunciado de surpresa ... Já estamos pronto, para iniciar a última apresentação isolada. Distinta platéia, vamos receber a representante do glorioso Regimento Tiradentes, o Regimento de São João del-Rei, a BANDA. E anunciado desta forma ela entrou por trás da platéia, em quatro colunas, pelo meio do público, que a recebeu de pé, olhando para todos os lados, para ver a Banda Passar, de Chico Buarque de Holanda. Após algumas evoluções, no meio e à frente da platéia, ela se posicionou no palco, foi um delírio ...
     Como 1º Nr, não poderia ser outro, para caracterizar aquela conhecida região de nosso país, ouvimos a famosa marchinha mineira de domínio popular, sob a regência do ST Reinaldo, OH MINAS GERAIS. Após a execução dessa cançaõ, algo inesperado aconteceu, o Sr FRANCISCO DE ASSIS CARVALHO, de São João del-Rei, mais conhecido como Sr JUJU, talvez o único músico vivo da Banda da FEB, fez uma apresentação isolada, com solo em um Violão Cello, apresentando uma parte da suite nº 1, do Minueto de Bach. Foi emocionante, aplaudido de pé (é importante salientar que o Sr Juju completará 90 anos de idade no próximo mês de outubro). Passado esse momento de grande emoção seguiu-se outro momento de grande emoção. O 2º Nr foi uma homenagem tripla, ao Cap Franklin, aos Vet FEB e a todos os Pais, presentes e ausentes, que comemoraram o seu Dia, no dia seguinte. Tendo como cantoras as irmãs Andrea e Carla, que se deslocaram do Rio de Janeiro e de São João del-Rei, especialmente, para participarem desta homenagem. Trata-se uma canção que ficou na memória dos ex-Cmb da FEB, sob a regência do Ten Vicente, de Norbelt Schultz, CANÇÃO LILI MARLENE. (O Ten Vicente foi até o microfone e convidou o Cap Savedra para fazer a regência, em virtude da presença de suas filhas).
Na seqüência, o 3º Nr foi apresntado; à época da II Guerra Mundial, talvez aqueles que lá estavam lutando não imaginavam que estavam conquistando mais que um simples objetivo, mas sim um estado de espírito, para aquela gente e para o mundo todo, eles estavam conquistando “O Paraíso” da Liberdade e da Democracia, essenciais para a nossa existência. De Vangelis, com arranjo para banda de m úsica do Cap Mus R/1 Jacy, ouvimos A CONQUISTA DO PARAÍSO. Para encerrar a 1ª parte deste grandioso evento, o mesmo teria que terminar com “chave de ouro” e assim foi. De Vicente Celestino, com a interpretação, mais uma vez, do tenor ST Ávila, do CMB, sob a regência do Ten Vicente, foi ouvido o conhecido tema de novela MIA GIOCONDA (sinceramente, foi um ponto de destaque de toda a apresentação). Assim a Banda do ONZE encerrou a sua participação isolada. Veja algumas fotos:

 
 

      Já era esperado, o público, incansávelmente, estava aplaudindo, de pé, mais uma vez.
     Após um pequeno intervalo, o espetáculo retornou com força total para a apresentação final das bandas em conjunto (mesclada) para a 2ª PARTE.
     E os locutores anunciaram: Distinto público, reiniciando a nossa apresentação, vamos chamar a próxima banda, agora mesclada, como foi na II GM, de uma forma diferente ... TROMPETES, ANUNCIEM A CHEGADA DA BANDA EX-INTREGANTE DA FORÇA EXPEDICIONÁRIA BRASILEIRA! Com um empolgante anúncio e uma empolgante entrada, ao som de COROADAS E POMPAS, eis aqui uma parte da ex-banda da FEB, falaram os locutores, que em seu 1º Nr executará uma música bastante conhecida que fala dos 1º moradores do Brasil, hoje, perfeitamente, integrados ao povo e ao Exército, em sua grande maioria na nossa Amazônia, sim, são eles os índios brasileiros. De Carlos Gomes, sob a regência do conhecido e admirado Cap Mus R/1 Leme, ex-regente das Bandas do 4º e do 5º BIL, desta Bda, ouçamos a belíssima e empolgante composição “PROTOFONIA O GUARANI”.
 Na seqüência, uma homenagem ao maior, ao mais conhecido e mais admirado soldado brasileiro de todos os tempos, admirado por civis e militares. Seu nome é sinônimo de competência, liderança, amor à Pátria e incansável dedicação total à Força Terrestre e ao Brasil. Tornou-se Patrono do Exército Brasileiro. Com letra de Aquino Corrêa e música de Francisco de Paula Gomes, vamos ouvir e acompanhar, cantada por integrantes Banda de Música, sob a regência do ST Harlen, o HINO A CAXIAS.

   Estamos chegando ao fim de nossa apresentação. Para homenagear, de forma dinâmica, o futuro Patrono dos Músicos do Exército, no Dia de seu aniversário, e a todos os pais, vamos trocar, mais uma vez, a nossa Banda, ainda mesclada, que, em movimento e simultaneamente ocupará o lugar da atual, executando PARABÉNS A VOCÊ. Ao mesmo tempo que uma fileira de músicos se retirava do palco, outra entrava sem solução de continuidade. Finalizando este grande e já inesquecível Encontro de Bandas, queremos neste momento prestar uma homenagem ao povo brasileiro e ao Brasil. Sem intervalo, de Waldir Azevedo e Pereira Costa, sob a regência do Ten Vicente vamos ouvir BRASILEIRINHO e em seguida, de Ary Barroso, tendo como solista o ST Ávila, e como regente o Ten Oséas, ouviremos com muita atenção AQUARELA DO BRASIL. Ao final, a fim de termos uma noção de todos os profissionais da música que participaram deste grande evento, convidamos os músicos e regentes a se posicionarem no palco e à frente do palco. Para encerrar a apresentação desta noite, convidamos todos a cantar a música que temos a certeza que todos conhecem. (A Banda que está no palco toca, sob a regência do Cap Leme, enquanto a Banda que está em baixo e à frente canta, o HINO NACIONAL BRASILEIRO).

 

       Infelizmente, após cerca de duas horas, que passaram excessivamente rápidas, chegamos ao fim e todos já pergutavam - Quando será o 2º Encontro.
       Antes do encerramento, o Exmo Sr Cmt 12ª Bda Inf L (Amv) fez uso da palavra, ocasião em que
, em nome dos Comandantes do Regimento Sampaio, do Regimento Ipiranga e do Regimento Tiradentes, agradeceu a presença de cada um, pois, não tenham dúvida, ela foi muito importante para nós. Aproveitou, também, para, de público, elogiar e enaltecer o trabalho de todos os militares e civis responsáveis pelo planejamento, montagem e execução desse grandioso evento, que já ficou na história de Caçapava.
       Os locutores, Cap Mus R/1 Savedra e a Aluna Michele, da Escola de Especialistas da Aeronáutica, filha do ST Harlen, Mestre da Banda do 6º BIL, também, muito emocionados, encerraram o Show Musical. FOI UMA NOITE DE GALA!


Tenham todos uma boa noite. MUITO OBRIGADO! AEROMÓVEL! BRASIL!

   Mas quem foi o Cap Franklin? Vamos, resumidamente, saber um pouco de sua vida!   

      “Nasceu, em 12 de agosto de 1903, em Magé / RJ. Ingressou no Exército, em 1926; Sgt Ajudante-Contramestre de Música, em 1934; 2º Ten Mestre de Música, em 1944.
      Mercê de seus elevados méritos, foi escolhido Mestre da Banda de Música da Força Expedicionária Brasileira, na Itália, que foi formada pela junção das bandas dos 1º, 6º e 11º RI Expedicionários, Organizações Militares da Arma de Infantaria que integraram a FEB, que cumpriu programa (172 missões) de notável repercussão para elevar o moral da tropa que representou o Exército Brasileiro no Teatro de Operações da Itália, como a ela se referiu, o General Mascarenhas de Moraes.
       No retorno ao Brasil, o Ten Franklin foi designado Regente da Banda da AMAN, mas, em seguida, sua foi retificada para o 1º BG, de onde havia saído. Foi agraciado com as Medalhas de Guerra e de Campanha. Foi promovido a 1º Tenente, em 03 Maio 1954, e transferido para a Reserva como Capitão. Faleceu em 02 Maio 1980, em Volta Redonda”.

Apoio: Fundação Habitacional do Exército / POUPEx e Prefeitura de Caçapava